Fala, galera! Hoje eu resolvi fazer uma parada diferente e compartilhar com vocês uma análise que fiz sobre os golpes mais usados no MMA brasileiro. Eu sempre curti assistir às lutas, mas nunca tinha parado pra analisar a fundo quais são os golpes que a galera mais usa por aqui. Então, bora lá que eu vou contar como foi essa minha saga!
Primeiros Passos
Primeiro, eu peguei um caderninho e comecei a anotar tudo que eu via. Assisti a várias lutas de eventos nacionais, tipo Jungle Fight, Shooto Brasil, e até uns vídeos de lutas de caras que tão começando. Fui anotando tudo: o que os lutadores faziam, o que dava certo, o que não dava…
Organizando a Bagunça
Depois de assistir a um monte de lutas, eu tinha um monte de anotações soltas. Aí, pra organizar a bagunça, eu resolvi criar umas categorias. Separei os golpes por tipo: socos, chutes, quedas, finalizações… Ficou bem mais fácil de visualizar o que tava rolando.
Mergulhando nos Dados
Com tudo organizadinho, comecei a contar quantas vezes cada golpe aparecia. Jab, direto, chute baixo, guilhotina… Fui anotando tudo e contando, tipo um doido! Mas foi legal ver os números ganhando forma.
Descobrindo os Queridinhos
Depois de contar tudo, deu pra ver quais eram os golpes mais usados. E, olha, não teve muita surpresa: o bom e velho jab e direto dominam a trocação em pé. Nos chutes, o chute baixo é o rei, e nas quedas, a baiana (double leg) é a queridinha da galera.
- Jab/Direto: Os mais básicos e eficientes.
- Chute Baixo: Pra minar a base do oponente.
- Baiana (Double Leg): A queda mais clássica.
Indo Mais Fundo
Mas eu não parei por aí! Comecei a perceber uns padrões. Por exemplo, vi que muitos lutadores usam o jab pra medir a distância e preparar o direto. E que o chute baixo é muito usado pra cansar o adversário e abrir caminho pra outros golpes.

Compartilhando a Descoberta
No fim das contas, foi uma experiência muito massa! Aprendi pra caramba sobre os golpes mais usados no MMA brasileiro e como os lutadores usam eles de forma estratégica. E o mais legal foi poder organizar tudo isso e compartilhar com vocês. Espero que tenham curtido essa minha jornada!