Comecei a pesquisar sobre o Fábio Gurgel porque um amigo me disse que ele era uma lenda do jiu-jitsu. Primeiro, abri o Google e digitei seu nome pra ver o que aparecia.

Encontrando Informações Básicas
Descobri que ele nasceu em São Paulo nos anos 70. Fiquei surpreso ao ver que ele começou no judô com só 6 anos! Imagina uma criança tão pequena já rolando no tatame. Com 12 anos ele mudou pro jiu-jitsu, e isso mudou a vida dele pra sempre.
- Vi no Wikipédia que ele foi campeão mundial pela primeira vez em 1996
- Ele treinou diretamente com o grande mestre Rickson Gracie
- Fundou a equipe Alliance que virou uma potência
As Coisas Difíceis da Trajetória Dele
O mais legal foi descobrir os perrengues que ele passou. Nos anos 90, o jiu-jitsu não dava dinheiro nenhum. Ele dava aula de dia em academia meia-boca e treinava à noite com lanterna porque nem luz direito tinha no lugar. Teve época que pensou em desistir pra virar vendedor de carro.
O momento mais emocionante foi quando li sobre a crise na Alliance em 2008. Quase todo mundo abandonou o time, ficou só ele e mais dois gatos pingados. Ao invés de chorar, o cara reconstruiu tudo do zero e transformou na maior equipe do mundo! Quem tem essa persistência hoje em dia?
Por que Ele Me Inspira
Finalizando minha pesquisa, entendi o motivo dele ser tão importante:
- Virou professor dos professores – ensinou quem ensinou campeões
- Mostrou que jiu-jitsu não é só lutar, é educar através do esporte
- Prova que quando tudo desmorona, dá pra reconstruir melhor ainda
Depois de ler tudo sobre ele, me bateu uma vontade de voltar a treinar. Se um cara que começou com nada conseguiu mudar tanto o esporte, porra, eu também posso vencer meus desafios! A história dele não é sobre vitórias em campeonatos, é sobre nunca, nunca mesmo, desistir dos seus objetivos.
