Hoje resolvi escrever sobre como eu descobri qual era o símbolo certo do meu time de coração. Comecei com uma baita confusão, mas agora tá tudo resolvido.

Primeiro passo: o susto
Tava andando na feira livre quando vi um boné maneiro com um símbolo que parecia do Flamengo. Comprei na hora e botei na cabeça cheio de orgulho. No outro dia, fui no boteco perto do estádio e um velhinho apontou pra mim e gritou: “Ô moço, tu é torcedor do time errado!”. Fiquei vermelho igual pimenta.
Aí veio a investigação
- Fui catar na internet: pesquisei no celular “símbolo oficial Flamengo 2024” e apareceu um monte de imagem diferente. Até página falsa de venda apareceu!
- Fiz teste de comparar: imprimi três símbolos que pareciam iguais e levei pro meu primo que é fanático por futebol. Ele olhou 2 segundos e falou: “Esse da esquerda é falsificado, o do meio é do time feminino, só o da direita serve”.
- Fui na fonte: no sábado, comprei ingresso pro estádio só pra tirar foto da bandeira oficial perto do campo. Até o segurança riu quando me viu encostando o celular no vidro pra filmar.
Aprendi na marra
Peguei minhas anotações sobre as diferenças que descobri: o dragão do símbolo verdadeiro tem as unhas mais curvadas, as letras são mais grossas e o vermelho é tipo sangue, não aquela cor de ketchup. Agora quando vejo camisa na rua, já sei qual é furada. Até ensino os vizinhos a reconhecer! Moral da história: símbolo errado é pior que chegar de camisa do rival no casamento.