Olha só, hoje resolvi desvendar uma dúvida que muita gente tem: será que o São Paulo realmente caiu pra Segundona em 1990? Vejo essa história rolando por aí e decidi fuçar pra valer. Vou te contar tudinho como foi.

A Semente da Dúvida
Tava aqui de bobeira no Reddit quando esbarrei num post cheio de gente discutindo. Um monte de torcedor jurando de pés juntos que o SPFC foi rebaixado em 1990, outros dizendo que nem ferrando. Fiquei com a pulga atrás da orelha, afinal, como um time gigante como o São Paulo cairia e ninguém fala disso direto?
O Desespero da Busca Básica
Primeiro, claro, meti o pé no Google. Digitei “São Paulo rebaixado 1990” e pronto: caos total. Tinha página de torcedor rival comemorando “rebaixamento”, site de notícia antiga dizendo “quase caiu”, e fórum cheio de memes. Nada concreto. Até a Wikipedia me deixou na mão – só falava dos títulos, nada de queda. Pensei: “Tô gastando tempo à toa”.
Achando Pistas em Papel Velho
Aí lembrei: tem que ir na fonte! Comecei a garimpar jornais antigos digitalizados. Virei noites clicando em PDF zoado do Estadão e da Folha de 89/90. Meus olhos quase sangraram lendo aquelas colunas miúdas. Até que… bingo! Num caderno esportivo de novembro de 1990: “São Paulo Luta para Não Afundar”.
- Tava lá, cruzinha: penúltimo colocado no Paulistão
- Tabela mostrando Ponte Preta e outros na frente
- Texto falando em “sombra do rebaixamento”
O Pulo do Gato
Mas aí veio a reviravolta. Numa reportagem de dezembro, achei a explicação que tava faltando. A merda era a divisão dos campeonatos!
O negócio funcionava assim:

- Paulistão de 1990 foi dividido em dois módulos
- SPFC caiu no ranking do Módulo Amarelo (a tal “Segunda Divisão”)
- Mas não era rebaixamento nacional, só estadual!
- Em 1991, continuou na elite direto
Resumindo a ópera: o São Paulo teve uma fase horrorosa em 1990, ficou na merda do grupo secundário do estadual, mas rebaixamento mesmo? Nunca. Foi tipo passar vergonha no quintal de casa sem ser expulso da vila. E agora? Posso dormir em paz depois dessa caçada.