Pô, galera, vou confessar uma parada aqui. Achar o calendário do Botafogo certinho, com datas e horários que não mudam de última hora, às vezes é um parto, né? Parece que cada um fala uma coisa, e a gente que é torcedor fica naquela de “e aí, o jogo é quando mesmo?”.

Eu mesmo já perdi a conta de quantas vezes fiquei igual barata tonta procurando. Olhava no site oficial, beleza, mas às vezes a atualização demorava um século. Aí partia praqueles aplicativos genéricos de futebol, sabe? Só que vira e mexe o horário tava errado, ou um jogo que foi adiado ainda constava lá. Complicado!
Então, como eu me viro hoje em dia?
Depois de muito quebrar a cabeça, eu criei meu próprio “sistema infalível”, ou quase isso, pra não perder nenhum lance do Fogão. Não é nada de outro mundo, mas pra mim funciona que é uma beleza.
Primeiro de tudo, o site oficial do Botafogo ainda é minha primeira parada. É a fonte mãe, né? Tem que dar aquela conferida lá pra ver o que eles dizem. Mas o pulo do gato é não depender só disso.
O que eu faço é complementar com outras paradas. Eu sigo umas contas de notícias do Botafogo no Twitter e no Instagram. Mas não aquelas gigantes que cobrem mil times, pego aquelas menores, mais focadas no nosso Glorioso. Os caras costumam ser ágeis pra caramba e soltam qualquer novidade ou mudança rapidinho.
E tem mais: grupos de WhatsApp de botafoguenses! Ah, meu amigo, ali a fofoca boa, digo, a informação rola solta. Se tem jogo novo, mudança de horário, local, alguém sempre manda na hora. É uma mão na roda pra confirmar as coisas.

Basicamente, eu cruzo essas informações. Vi no Twitter? Confiro no grupo. Bateu com o que tá no site (mesmo que demore um pouco pra atualizar)? Aí sim, fico mais tranquilo. Ter um aplicativo de resultados gerais, tipo um Sofascore ou Flashscore, também ajuda pra ter uma visão do campeonato como um todo, mas não confio 100% nele pra horários específicos do Fogão sem checar antes nas minhas outras fontes.
Pra mim, saber o calendário é mais que obrigação, é quase um ritual. Quero me programar pra ver cada jogo, seja no Nilton Santos, seja pela TV com a galera. Nosso Botafogo merece esse esforço, né não? É pra poder organizar o churras, a cervejinha, a vida em função do Fogão!
Então, resumindo minha tática de guerrilha pra acompanhar o calendário do Botafogo:
- Sempre começar pelo site oficial.
- Acompanhar de perto perfis dedicados ao Botafogo nas redes sociais (Twitter/Instagram).
- Participar de grupos de torcedores no WhatsApp pra informações rápidas e confirmações.
- Usar um aplicativo de placares gerais como uma referência complementar.
Com esse “kit sobrevivência”, dificilmente a gente é pego de surpresa. E aí, bora acompanhar o Fogão rumo às vitórias!