Corinthians com Messi: Um reforço de peso para o Timão brilhar!

Beleza, pessoal! Hoje vou contar pra vocês sobre uma parada que fiz, meio na correria, mas que no fim das contas deu um resultado bacana: “corinthians messi”. Não se assustem, não é que o Messi virou corintiano (quem sabe um dia, né?), mas sim um projetinho pessoal que inventei de fazer.

Corinthians com Messi: Um reforço de peso para o Timão brilhar!

Tudo começou quando eu tava fuçando uns dados do Brasileirão. De repente, me veio a ideia: “E se eu tentasse criar um modelo pra prever quem seria o ‘Messi’ do Corinthians?”. Tipo, aquele cara que desequilibra, que faz a diferença no time.

Primeiro passo: Coletar os dados. Peguei tudo que consegui: estatísticas de jogadores, passes, finalizações, desarmes, sei lá, um monte de coisa! Usei umas APIs de futebol que achei na internet e também raspei uns sites que tinham informações interessantes. Deu um trampo danado, mas consegui montar uma base de dados razoável.

  • Segundo passo: Limpar os dados. Essa parte é sempre a mais chata, né? Tinha dado faltando, dado errado, um caos! Usei Python com Pandas pra dar uma geral e deixar tudo bonitinho. Confesso que gastei um tempão aqui.
  • Terceiro passo: Escolher as variáveis. Decidi quais estatísticas seriam mais relevantes pra identificar um jogador “Messi”. Chutei algumas, testei outras, fiz umas combinações… Foi meio na tentativa e erro, mas cheguei num conjunto que parecia fazer sentido.

Depois de ter os dados limpos e as variáveis escolhidas, chegou a hora de usar o machine learning. Quarto passo: Rodei uns algoritmos de clustering pra ver se conseguia agrupar os jogadores por características parecidas. Usei o KMeans, que é o mais simples, mas que já deu um resultado interessante.

Quinto passo: Analisar os resultados. O algoritmo me deu uns grupos de jogadores, e aí eu fui ver qual grupo tinha as características que eu considerava mais importantes pra um “Messi”. Tinha um grupo com jogadores que finalizavam muito, outro com jogadores que driblavam bem, e por aí vai.

O Resultado

No fim das contas, o modelo apontou um jogador (não vou falar o nome pra não criar expectativas exageradas, haha!). Lógico que não é uma previsão perfeita, mas foi divertido ver o que o algoritmo “pensou” sobre quem poderia ser o cara que faz a diferença no Corinthians.

Corinthians com Messi: Um reforço de peso para o Timão brilhar!

Sexto passo (e o mais importante): Compartilhar com a galera! Achei legal mostrar pra vocês como dá pra usar dados e um pouco de machine learning pra tentar entender melhor o futebol. É claro que não é uma ciência exata, mas é uma forma interessante de explorar o esporte que a gente tanto ama.

E aí, curtiram? Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem aí nos comentários! Quem sabe a gente não faz um “corinthians messi 2.0” no futuro?

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes